Pedal Anchieta – 2018
Saída de Praia Grande-SP
Cerca de 40 mil ciclistas participaram do 1º Pedal Anchieta, que foi realizado na manhã de 02 de dezembro de 2018. O Pedal Anchieta já está incluído no calendário oficial do Governo do Estado de São Paulo. Minha saída foi de Praia Grande-SP, cidade do litoral paulista. Fui juntamente com o grupo de ciclistas e cicloturistas dos mais renomados do Brasil, o Cicloturita, são considerados como referência em cicloviagens internacionais, como América do Sul e Europa. Eles estão localizados na cidade de Itanhaém e agregam outros participantes das regiões vizinhas. Fomos de ônibus fretado e um caminhão para levar as bicicletas.
Como a Praia Grande estava no percurso deles, ficaram de me pegar no caminho, no posto rodoviário as 5 horas da manhã do domingo, e por contra tempo acabei me atrasando por meia hora. E o pessoal me esperou. Deixo muita gratidão a esse grupo, por ter me esperado e participar desse evento, e ainda tive o prazer de conhecer e fazer amizade com toda a galera, inclusive os famosos Pacato e Marcos Brandão. Deu tudo certo chegamos em São Paulo as 6:30 h da manhã, e a saída estava prevista para as 8:30 h, o tempo mais do que suficiente para nos prepararmos, e enfim pedalar.
O Percurso
O percurso foi de aproximadamente 55 quilômetros mais os 26 km de Santos até a minha casa na Praia Grande-SP. Saímos das proximidades da estação do metro Sacomã. o ponto de chegada foi no Valongo, região central de Santos-SP. No local de chegada já tinha uma estrutura para receber todos os ciclistas, desde banheiros químicos ( inclusive adaptados), bares, restaurantes, distribuição de água pela Sabesp, assistência médica e central de informações.
A Ecovias por conta do evento, disponibilizou temporariamente uma das pistas da Anchieta, para o tráfego dos ciclistas interditando até as 14 hs. Após esse horário foi mobilizado e regularizado o tráfego de veículos. Quem estava fazendo o comboio tanto na frente como lá no fundão era a Polícia Rodoviária. Na saída eu fiquei mas ou menos no meio de toda a galera, fui parando muito, tirando foto, mas conversava com o pessoal do que pedalava, quase fiquei no final do comboio. Faz parte.
Chegada e Retorno
O ponto de chegada foi no Valongo, região central de Santos-SP. No local de chegada já tinha uma estrutura para receber todos os ciclistas, desde banheiros químicos ( inclusive adaptados), bares, restaurantes, distribuição de água pela Sabesp, assistência médica e central de informações.
O interessante é que Santos é uma cidade turística e maravilhosa e milhares de ciclistas tiveram a oportunidade de conhecer ou curtirem os pontos turísticos da cidade, inclusive a praia.
Cheguei em Santos por volta da 14:00 h, debaixo de um tempestade já esperada pela previsão do tempo. A Prefeitura de Santos montou uma estrutura onde os participantes puderam retornar as suas cidades de origem com segurança, disponibilizando local específico para saídas dos ônibus de linha regulares do trajeto Santos-São Paulo e vans e ônibus fretados. O meu caso, eu me desloquei de Santos a Praia Grande no pedal mesmo, por mais aproximadamente 26 km, chegando em casa por volta das 16:00 h.
É um passeio que tem que estar na sua agenda, recomendo a todos, é uma forma de interagir com outras pessoas de forma saudável. Viajar de bicicleta é uma magia, transforma as pessoas, quem pedala sabe o que estou falando. Tive oportunidade de fazer amizades, inclusive conhecer um ciclista de Fortaleza, acreditem, ele veio só para participar deste evento e retornar de avião no mesmo dia, inclusive ele mostrou até a passagem aérea, isso é que é pura aventura. Você faria isto?
Se você quiser saber um pouco mais de mim, clique em Quem Sou na página inicial. E obrigado por ler este post. Abraços…..
FIM