Quem Sou

Olha o velho aí !!!!

Olá. O meu nome é Helvio Rodrigues de Melo. Sou graduado em Ciências Contábeis e Tecnólogo da Produção (ambos nível superior). Também sou Técnico em Edificações e mestre de obras, onde aprendi na prática várias profissões, como eletricista, encanador, pedreiro, azulejista e outras.

Nasci na cidade de Santos-SP, e atualmente moro em Praia Grande-SP, Estância Balneária no litoral do Estado de São Paulo. Atualmente tenho 63 anos de idade (em 2022), e algumas experiências de viagens ao longo da vida. A maioria das viagens foram como mochileiro e agora iniciando uma nova etapa como cicloturista (viagem de bicicleta).

Conheci muitas cidades por esse Brasil afora, já trabalhei 6 meses no garimpo em Rondonia/Bolívia. Já fiz uma viagem de barco de Porto Velho-RO a Manaus-AM e fiquei encantado. Eu ia até Belém, mas vacilei !! Deveria ter ido, estava com boa condição financeira, afinal tinha acabado de sair do garimpo. As oportunidades em conhecer lugares longínquos, é única. Por isso, explorar ao máximo os lugares por onde passa é importante, porque provavelmente, não haverá outra oportunidade .

Meu  objetivo principal é conhecer todas as capitais do Brasil. Dos 26 estados existentes e o Distrito Federal, totalizando 27 capitais, conheço 19. E por incrível que pareça, só a Região Nordeste foram duas vezes. Todas viajando como mochilão. O Brasil tem um território muito imenso. As 8 capitais restantes a conhecer, estão todas no mesmo itinerário. Viagens ainda pendentes a serem realizadas:

1 – Conhecer em uma viagem única, as  8 capitais do Brasil ainda pendentes, como Goiânia-GO, Brasília-DF, Palmas-TO, Teresina-PI, São Luís-MA, Belém-PA, Macapá-AP (de barco) e Boa Vista-RR.

2 –  Tem outra viagem, que pretendo fazer em conjunto com a citada acima. Por aproveitar a oportunidade, de já estar na Região Norte, fazer a travessia de barco, (com várias baldeações), por todo Rio Amazonas de Macapá-AP (Oceano Atlântico) até El Coca no Equador, onde começa a parte terrestre por rodovia. Atravessando 3 países, Colômbia, Perú e Equador. Viagem que já está programada e planejada.  Porém aguardando melhor oportunidade. Afinal são quase 7.000 km de rio acima. Tinha vontade de fazer esta viagem, ainda quando era jovem. Com a vida que a gente leva trabalhando para sobreviver, ficou difícil.

Embora seja uma viagem de barco, em uma região extremamente carente, mesmo assim, ainda tem custos. Vale ressaltar que nas minhas viagens agora, eu já tenho um desconto de 50% nas passagens interestaduais de ônibus e barco (navio) na Amazônia, por ter mais de 60 anos de idade. O que para mim, é excelente.

3 – Cicloviagem Internacional. Estou procurando alicerçar o meu planejando estratégico, financeiro, meu roteiro, a montagem da bicicleta, e muitos outros detalhes. Estou ainda com dificuldades em aprender o método de filmagens, edição de vídeos e mídias. Falta ainda adquirir alguns equipamentos para uma viagem a longo prazo. Já realizei algumas cicloviagens acima de 400 km cada, para conhecer mais sobre o assunto e as reais necessidades. Foram anos planejando, planejando, e até agora não consegui executar toda esta estrutura. Será que vai ficar no papel??

Realizar cicloviagens de longas distâncias do zero e sem estrutura nenhuma, torna-se muito difícil e onerosa, as vezes ficando inviável. Agora quando você já tem tudo, o custo da viagem torna-se baixíssimo. Estou muito tempo planejando já passou da hora de executar, mas provavelmente deixarei de cumprir todos os requisitos exigentes. Após o período da pandemia do coronavírus, e consequentemente a reabertura das fronteiras, tornou-se totalmente viável a sua realização.

Lembrando ainda que a região Norte do Brasil, foi muito castigada com a evolução da pandemia do coronavírus, o que na época também tornou-se inviável a viagem naquele momento.

Então, o que fazer????????