Passeio Ciclístico Praia Grande-SP / 2020

Evento

O evento aconteceu no dia 12 de janeiro de 2020, e foi promovido pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, e realização pela Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande-SP. Chegou na sua 5ª edição.

O evento de carater esportivo, é realizado em comemoração ao 53º aniversário da Cidade, e com o objetivo de incentivar e fomentar o uso de bicicletas, como atividade fisico-esportiva, além de trabalhar a questão de saúde como condicionamento físico e mental, também promover um ambiente mais equilibrado por ser um transporte não poluente.

A ciclovia e a cidade

Considerada uma Cidade Amiga da Bicicleta por seus investimentos em infraestrutura na área, Praia Grande chegou a uma nova marca importante no início de 2020: o município conta agora com 97,7 km de vias exclusivas para ciclistas, entre ciclovias e ciclofaixas.

De acordo com o último levantamento feito no início de 2019, Praia Grande contava com 95,8 km de ciclovias e ciclofaixas. E a evolução é constante, no início da contagem, feita em 2003, o Município tinha somente 32,6 km de vias exclusivas para ciclistas (uma média de 4 km novos por ano). Com a quantidade, Praia Grande é a maior Cidade da Baixada Santista com estes tipos de vias e uma das maiores do Brasil (inclusive, passando importantes capitais estaduais por todo País).

A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando Praia Grande ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o País, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

Cidade Amiga da Bicicleta

O Município já recebeu cinco vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010. Em 2014 pela Associação Brasileira de Ciclistas, Skates, Patins e Cadeirantes, e pela Liga Santista de Ciclismo no 1º Congresso de Mobilidade das Cidades Cicloviárias da Baixada Santista. E em 2016, durante o II Festival da Bicicleta do Litoral Paulista, na cidade de Santos. Na ocasião, a Prefeitura também recebeu a medalha “Cláudio Clarindo 2016”, entregue para técnicos e ativistas na área.

A bicicleta é um meio de transporte não poluente e tem benefícios a saúde e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. A atividade de pedalar apresenta menor descarga nas articulações do tornozelo, joelho, quadril, coluna, cotovelo, ombros e punhos das mãos. Ela nos dá muito benefício, entre eles estão, alívio no estresse, tensões do cotidiano, aumento da capacidade aeróbica, com poucos minutos de pedalada por dia. Auxilia, ainda, na eliminação de gorduras localizadas, melhora o condicionamento físico e auxilia no sistema respiratório, cardíaco e vascular.

Este passeio conseguiu agregar ao mesmo tempo, turismo, esporte e lazer, sem contar os benefícios a saúde.

Acompanhe o meu canal do YoutubeIdoso Viajante para assistir os vídeos da minha expedição de bicicleta, e não se esqueça de se inscrever no canal para receber todas as minhas postagens da viagem.

Se você quiser saber um pouco mais de mim, clique em Quem Sou na página inicial. E obrigado por ler este post. Abraços…..

FIM

Avatar

HELVIO

Já sorriu hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *